Mais de 60.000 alunos capacitados no curso nr10 online

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Picada de Escorpião – O que fazer?

Modulo Primeiros Socorros no curso nr10 online.

picada de escorpião

PICADA DE ESCORPIÃO – O QUE FAZER?

Quais medidas adotar para prevenir essa situação

Animais peçonhentos estão cada vez mais presentes na área urbana. Existem várias espécies de escorpião, com cores e tamanhos diferentes, adaptados ao meio ambiente devido ao crescimento acelerado dos grandes centros. Por isso é preciso que todos os cidadãos saibam quais medidas adotar nessas horas para evitar acidentes que podem levar a pessoa à morte por envenenamento. O período de verão que vai de dezembro a março, exige um cuidado maior em relação a acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para esse inseto se alocar, que se abriga em entulhos e esgotos. Os escorpiões que habitam a área urbana se alimentam principalmente de baratas. Portanto, também é comum encontrar esse inseto em áreas com acúmulo de lixo.

 

Adotar hábitos simples é fundamental para prevenir esse tipo de acidente, como manter os jardins e quintais limpos. Evitar deixar montantes de folha junto a paredes e muros das casas e manter a grama aparada. Não colocar as mãos em buracos, debaixo de pedras e em troncos podres. Usar calçados e luvas grossas nas atividades de jardinagem. Fechar os ralos, frestas, buracos e soleiras de portas e janelas. Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros entrem em contato com solo. Sacudir e verificar as roupas e sapatos antes de usar.

 

Os sinais e sintomas da picada de escorpião é a dor no local, que é um sintoma que se manifesta em 100% dos casos. Além de dor no local pode ocorrer o aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor no local do ferimento. Se a picada se localizar na região da mão ou do pé, locais mais comuns que o escorpião ataca, os sinais podem atingir todo braço ou perna.

 

Posteriormente esses sintomas poderão ocorrer mesmo que não se tenha visto o escorpião, deve-se presumir que um escorpião está presente no local e encaminhar a pessoa acidentada o mais rápido possível para o atendimento especializado.

O que fazer quando um escorpião pica alguém?

O tratamento de acidentes causados por esse animal é na maioria das vezes, voltado para a paliação da dor. Inicialmente deve-se lavar o local com água e sabão e usar compressas mornas no local da picada ajuda a aliviar a dor até a chegada ao hospital, onde será feita a avaliação da necessidade ou não da aplicação de soro. Não recomendável colocar gelo no local, usar qualquer tipo de pomada, pois pode haver alteração na cor da pele, além de não impedir a penetração do veneno no corpo. Assim como os acidentes ofídicos, devemos lembrar que o torniquete, incisão ou sucção no local da picada são prejudiciais para o quadro do paciente. O soro antiescorpiônico, que age contra o veneno do escorpião, deve ser administrado somente com indicação médica especializada, por isso ser atendido em uma unidade de saúde é indispensável.

 

Se possível capturar o escorpião que picou a vítima ou alguma foto é um fato de ajuda para que os médicos saibam qual o procedimento adequado.

Conheça mais detalhes sobre picadas de escorpião

No curso nr10 online da MA Consultoria você aprende sobre atendimento primário e muito mais em nosso Modulo de primeiros socorros.